Portal Municipal de São Vicente

ir para conteudo
online
historia-porto-moniz

O concelho de São Vicente confronta a norte com o Oceano Atlântico, a este com o concelho de Santana, a sul com os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol e a oeste como concelho de Porto Moniz.

De acordo com os Censos de 2021, o concelho possui 4.874 habitantes, distribuídos por uma área de 78,82 km².

Historicamente, o povoamento da costa norte da Madeira iniciou-se algum tempo após a colonização da costa sul. A natureza acidentada do relevo e a densa cobertura florestal dificultaram o desbravamento da região pelos primeiros colonos. Contudo, a grande abundância de água atraiu-os para esta vertente da ilha, onde se estabeleceram e se dedicaram sobretudo ao cultivo de vinhas e de cana-de-açúcar.

Sabe-se que São Vicente pertencia à capitania de Tristão Vaz Teixeira, integrada na comarca e jurisdição de Machico. A distância tornava a administração dificultada, originando um certo alheamento relativamente aos problemas locais. De acordo com os registos, a única obra de destaque realizada no concelho durante esse período foi a ponte de pedra que viria a dar nome a um lugar da freguesia.

Em 25 de agosto de 1774, a freguesia de São Vicente foi elevada a vila e sede de concelho por alvará régio, integrando inicialmente as freguesias do Arco de São Jorge, Boaventura, Ponta Delgada, Porto Moniz, São Jorge e Seixal. Entre 1774 e 1898, a composição administrativa do concelho sofreu diversas alterações, sendo a sua configuração atual definida pelas freguesias de Boaventura, Ponta Delgada e São Vicente.

Estas três freguesias englobam sete paróquias: Vila, Lameiros, Feiteiras, Rosário, Ponta Delgada, Boaventura e Fajã do Penedo.