- Área: 43,70 km2
- População: 2.794 habitantes (Censos 2021)
- Sede de Município.
"São vicente é comarca, Aonde há senhores de capote, Que são galos de raça grande, Que fazem um belo lóte. / Ponta Delgada para lapas, Com boas praias de mar, Aonde os vapores costeiros, Fazem pôrto para voltar. / Boaventura tem água, Que rega muito vimieiro, Tem muita boganga e feijão, Que vale muito dinheiro." Manuel Gonçalves (Feiticeiro do Norte, 1959)
História
Embora não existam registos concretos sobre a criação da freguesia de São Vicente, alguns relatos apontam para o Século XV. Segundo esses registos, a primeira igreja foi construída no lugar do Poiso, num sítio denominado Serrado.
Ao longo do tempo, a vila de São Vicente foi adquirindo características distintas. Em 1771, um regato atravessava a vila e desaguava na ribeira principal através de um arco de ponte. A entrada da Vila, ou Rua, como é referida em diversos registos, era demarcada por uma pedra de cantaria.
Várias são as versões para a atribuição do nome São Vicente à freguesia. Diversas lendas perduram até hoje e são, segundo a sabedoria popular, a explicação para a denominação da freguesia. Uma das lendas narra que o santo São Vicente terá aparecido na foz da ribeira, na gruta de um rochedo. Outra lenda conta que, aquando da chegada dos primeiros povoadores ao norte, ao descerem a Encumeada, avistaram um bando de corvos a sobrevoar o vale e imediatamente lembraram-se do mártir espanhol São Vicente, morto pelos romanos e cujos restos mortais foram devorados por corvos.
Uma terceira lenda relata que a imagem de São Vicente terá sido retirada da capelinha. Pouco tempo depois, o mar agitou-se de tal forma que a água alcançou a capela. Perante estes acontecimentos, decidiram trazer novamente a imagem do santo para a sua ermida, com o intuito de acalmar a enchente. Curiosamente, após o regresso da imagem ao seu local original, o mar não tardou a voltar à normalidade.
"Nos finais do século XVII, uma enchente assolou o lugar onde hoje se situa a Vila. Ao entrar na igreja, arrastou alguns paramentos para a caudalosa ribeira, entre os quais se encontrava uma imagem do próprio santo. Quase por milagre, essa imagem foi encontrada depositada na base daquele rochedo após a acalmia das águas. O povo logo quis erguer ali uma ermida em invocação ao santo". João Adriano Ribeiro (2000)
Caraterização
Atividades económicas: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (hoteleira, construção civil, panificação, turismo, extracção de inertes, vinícola, artefactos de cimento, móveis, transformação de madeira, serralharia).
Festas: Senhor São Vicente (22 de janeiro); Festa do Santíssimo Sacramento - Rosário (1.º fim de semana de julho); Festa do Santíssimo Sacramento - Feiteiras (antepenúltimo fim de semana de julho); Festa da Nossa Senhora da Paz / Festa das Feiteiras (último fim de semana de julho); Festa da Nossa Senhora da Saúde / Arraial dos Lameiros (1.º fim de semana de agosto); Festa do Santíssimo Sacramento - Lameiros (2.º fim de semana de agosto); Festas de São Vicente / Festa do Santíssimo Sacramento (semana que antecede e incluindo o último fim de semana de agosto); Festa do Romeiro – Chão dos Louros (segunda-feira após o 1.º fim de semana de setembro); Festa em Honra a Nossa Senhora do Rosário / Arraial do Rosário (1.º fim de semana de outubro); Festa de Nossa Senhora do Livramento (7 de dezembro).
Património Material: Capelinha de São Vicente / Capelinha do Calhau; Igreja Matriz; Capela do Livramento; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Capela de Nossa Senhora de Fátima / Capelinha do Pico da Cova; Igreja de Nossa Senhora da Paz; Igreja de Nossa Senhora da Saúde.
Outros Locais: Jardim de Plantas Indígenas, Grutas Naturais de São Vicente e Centro de Vulcanismo, Caramujo, Chão dos Louros, Bica da Cana, Encumeada, Pico da Cova.
Gastronomia: Caldo de Romaria; sopa de boganga (abóbora); sopa de couve; sopa de trigo; canja; espetada; carne de vinha d´alhos; linguiça; torresmos; carne salgada; banha; inhame cozido; cuscuz; arroz de lapas; lapas grelhadas; caramujos; milho; chicharros; espada preta; atum; pão caseiro.
Doçaria: Bolo de mel; bolo de noiva; bolo preto; malassadas em calda de açúcar; pudim de ovos.
Coletividades: Centro Social Cultural e Paroquial de São Vicente, Casa do Povo de São Vicente, Valour Futebol Clube A.C.R.D. do Rosário, Grupo Coral de São Vicente, Associação Cultural e Desportiva de São Vicente, Clube Naval de São Vicente e Associação de Tiro e Caça de São Vicente.
Orago: São Vicente
Situação Geográfica
Tem costa no Oceano Atlântico, a norte, fazendo fronteira com as freguesias do Seixal (concelho do Porto Moniz), a Oeste, dos Canhas (concelho da Ponta do Sol), a Sudoeste e de Serra d’Água (concelho da Ribeira Brava), a Sul.
