- Área: 8,80 km2
- População: 1.045 habitantes (Censos 2021)
História
A freguesia de Ponta Delgada situa-se a cerca de 6 quilómetros da sede do concelho de São Vicente. O seu padroeiro é o Senhor Bom Jesus, cuja festividade se celebra no primeiro dia de janeiro. Segundo a tradição, a imagem do santo terá aparecido numa caixa que deu à costa na praia em 1540. No primeiro fim de semana de setembro, realiza-se um grande arraial em honra do Santíssimo Sacramento, popularmente conhecido como o “arraial de Bom Jesus”, que atrai romeiros de toda a ilha. Esta tradição remonta ao século XVI, com as famosas romarias à Ponta Delgada.
Manoel Affonso Sanha, escudeiro de D. Fernando, partiu para a ilha da Madeira ao serviço do Infante D. Henrique, governador da ordem militar de Cristo e senhor temporal destas ilhas. Fixou residência no território da atual freguesia de Ponta Delgada, onde recebeu extensas terras de sesmaria. Por testamento, instituiu um morgado com a terça dessas terras para os seus descendentes. O fundador desta povoação faleceu a 1 de abril de 1507 e está sepultado na Igreja Paroquial, onde também repousa o seu neto, António de Carvalhal, cavaleiro do hábito de Cristo e fidalgo escudeiro da casa d’El Rei, falecido a 15 de julho de 1598. Foi este fundador quem instituiu uma ermida dedicada ao Senhor Bom Jesus. Desde cedo, esta freguesia se denominou Ponta Delgada, e Gaspar Frutuoso, na sua obra “Saudades da Terra”, explica o porquê: "...assim chamada por ser ali hum passo muito perigoso, que se passa por cima de dois paus, que atravessam de uma rocha a outra, e em tanta altura fica o mar por baixo que se perde a vista dos olhos". No entanto, a povoação era também conhecida por Corte do Norte, devido à residência secular de antigas e nobres famílias madeirenses, proprietárias de solares na região.
Ponta Delgada foi capelania-curato e tornou-se sede da paróquia criada em 1550. Com o alargamento do povoamento para o interior, o alvará régio de 4 de fevereiro de 1733 criou o curato da Boaventura, com sede na capela de Santa Quitéria, construída ali alguns anos antes pela população. Em 1836, Boaventura tornou-se paróquia autónoma, desanexando-se assim da freguesia de Ponta Delgada.
Caraterização
Atividades económicas: Agricultura (vinha), comércio, serviços, indústria (turismo, construção civil, serralharia, transformação de madeira, hotelaria), apicultura e floricultura.
Festas: Festa do Bom Jesus (1 de janeiro); Festa de Santa Isabel (1.º fim de semana de julho); Imaculado Coração de Maria - 1.ª Lombada (2.º domingo de agosto); Festa em Honra do Santíssimo Sacramento / Arraial do Senhor Bom Jesus / Festa do Senhor Bom Jesus / setembro (1.º domingo de setembro).
Património Material: Igreja do Senhor Bom Jesus; Capela do Imaculado Coração de Maria; Capela dos Reis Magos; Centro Social e Paroquial do Bom Jesus.
Outros Locais: Solar do Aposento, Casa-Museu Horácio Bento Gouveia, Casa do Pico, Casa do Romeiro, Casa da Capelinha; Poço dos Romeiros.
Gastronomia: Caldeirada, Sopa de Marisco (lapas), Bolo de mel e licores.
Artesanato: Tecelagem, rendas e bordados, sapateiro, ferreiro, artigos decorativos em pano, bonecos de Presépio com âmago da figueira e do milho.
Colectividades: Casa do Povo de Ponta Delgada e Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada.
Orago: Senhor Bom Jesus
Situação Geográfica
Ponta Delgada tem costa no Oceano Atlântico, a Norte, fazendo fronteira apenas com a freguesia de Boaventura e São Vicente, a Este e a Oeste respectivamente.
